quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

MAIS CURSO TÉCNICO

AGORA FOI A VEZ DO BATERISTA DA FILARMONICA SÃO TOMÉ PEDRO FRANCIVAN/PAPI SER CONVOCADO PARA CURSAR O TÉCNICO EM PERCUSSÃO PELA UFRN.
PARABÉNS PAPI EM NOME DE TODOS DA AJAC

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

INTEGRANTE DA FILARMONICA SÃO TOMÉ INGRESSA NO CURSO TÉCNICO DA UFRN

O CLARINETISTA DA FILARMÔNICA SÃO TOMÉ,  JOSÉ ALDAIR DE LIMA,  FOI APROVADO NO PROCESSO SELETIVO DO CURSO TÉCNICO DE MÚSICA DA ESCOLA DE MÚSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE/UFRN. O RESULTADO  FOI DIVULGADO NA ÚLTIMA SEXTA-FEIRA. OUTROS INTEGRANTES QUE TAMBÉM PRESTARAM  O EXAME FICARAM NA SUPLÊNCIA, PODENDO SEREM CONVOCADOS A QUALQUER MOMENTO. EM NOME DA AJAC NOSSOS PARABÉNS A VOCÊ ALDAIR, MUITO SUCESSO, FORÇA E PERSEVERANÇA.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

MAIS CINEMA


SAIU O RESULTADO DO EDITAL DO RIO GRANDE DO NORTE QUE SELECIONOU VINTE CINEMAS PARA O ESTADO, ESTE ERA APENAS PARA ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS E A AJAC FOI CONTEMPLADA COM UM CINE MAIS CULTURA, FICANDO ASSIM O NOSSO MUNICIPIO AGORA COM DUAS OPÇÕES NA ÁREA CINEMATOGRÁFICA. PARABÉNS A TODOS PELAS CONQUISTAS.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

SÃO TOMÉ GANHA CINEMA

 
O MUNICÍPIO DE SÃO TOMÉ FOI CONTEMPLADO COM UM CINEMA. O PROJETO É UMA AÇÃO DO MINISTÉRIO DA CULTURA CHAMADA DE CINE MAIS CULTURA, A SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA ELABOROU O PROJETO, E O RESULTADO FOI DIVULGADO NESTA TERÇA DIA 09/02. EM BREVE ESTAREMOS RECEBENDO OS EQUIPAMENTOS E TRAZENDO DE VOLTA A CULTURA CINEMATOGRÁFICA PARA O NOSSO MUNICIPIO. PARABÉNS A TODOS...

sábado, 6 de fevereiro de 2010

É HORA DE ORGANIZAR A COMISSÃO PRÓ-SELO

 
Gestores, conselheiros, lideranças sociais, comunicadores, adolescentes - todos juntos para seu município conquistar o Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012.
Após a primeira rodada de capacitação da nova edição do Selo UNICEF Município Aprovado, articuladores e conselheiros municipais voltaram para casa com o desafio de mobilizar seu município para melhorar a vida de cada uma de suas crianças e adolescentes. Os encontros de capacitação aconteceram nos meses de novembro e dezembro, e durante a programação foi discutido um próximo passo essencial para o trabalho no município: a organização da Comissão Pró-Selo.
“Ainda em dezembro, consegui me reunir com o prefeito, membros da equipe da prefeitura, além de representantes do Conselho Tutelar, do CMDCA e do COMSEA. Após a apresentação da metodologia do Selo, falamos da necessidade de formarmos a Comissão Pró-Selo” conta Álvaro Batalha, articulador do Selo no município de Arari, no Maranhão. “Decidimos quais serão os integrantes do grupo e conseguimos assegurar uma sala no prédio da Secretaria Municipal de Cultura com ramal telefônico e internet para o trabalho da comissão” comemora o articulador.
No Ceará, já chegou notícia de que a Comissão Pró-Selo foi criada nos municípios de Acopiara, Caucaia, Coreaú, Horizonte, Icó, Milagres, Nova Olinda e Trairi. No Piauí, os municípios de Altos, Aroazes, Ipiranga do Piauí, Paquetá e Patos do Piauí também já criaram suas comissões. E, no Rio Grande do Norte, sete municípios estão com suas comissões funcionando: Areia Branca, Fernando Pedroza, Luís Gomes, Lucrécia, Rodolfo Fernandes, Santo Antônio e São José do Seridó.
A formação da comissão não é obrigatória, mas pode ajudar muito a envolver e articular mais pessoas, grupos e setores do município na conquista do Selo. Durante os próximos três anos, um conjunto de atividades será proposto pelo UNICEF. O município irá discutir indicadores sociais, traçar metas e estratégias de ação, avaliar e fortalecer políticas públicas, bem como promover a participação social das crianças, adolescentes e comunidades por meio de atividades de esporte, cultura e educação... Para isso tudo acontecer nos prazos combinados, com qualidade, é importante o município ter um grupo comprometido, que seja referência sobre o processo do Selo no município, que reúna as informações e organize o trabalho.
Não há regras quanto à forma de criação, a composição do grupo ou rotina de funcionamento. O importante é que, respeitando a dinâmica de cada município, o grupo tenha o apoio da gestão, espaço para se reunir e tempo para se dedicar.
AnoteO UNICEF quer acompanhar quantos municípios implantaram as Comissões Pró-Selo. Solicitamos que a criação da comissão e sua composição sejam comunicadas aos escritórios por fax, carta ou e-mail. Essa comunicação pode ser feita através de uma pequena nota descrevendo quando foi criada e que instituições fazem parte dela. Informações extras sobre as atividades desenvolvidas serão muito bem-vindas.
O que é a Comissão Pró-Selo?
Confira o que diz o Guia Metodológico:
O município deve trabalhar para que os direitos da criança sejam uma preocupação de toda a sociedade, e não apenas da prefeitura ou de algumas secretarias. Recomenda-se a criação da Comissão Municipal Pró-Selo para fortalecer a articulação em torno do alcance dos objetivos do Selo, com os seguintes membros: articulador(a), forte representação do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Conselho Tutelar, e outras representações de órgãos estratégicos da Prefeitura, como as Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social; organizações da sociedade civil com experiência na área de promoção e defesa dos direitos da infância e da adolescência; lideranças adolescentes e comunicadores.
A Comissão é operacional e visa planejar, executar e acompanhar as ações previstas na metodologia do Selo para a conquista desse reconhecimento internacional. Promove reuniões sistemáticas, monitora e contribui para a melhoria dos indicadores sociais relacionados com crianças, adolescentes e suas famílias. A equipe de trabalho não substitui, no entanto, o papel do Conselho dos Direitos (CMDCA), que pode estar representado na Comissão e acompanhando as suas atividades.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PREMIA EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS


O Ministério da Educação está com inscrições abertas, até 12 de março, para o Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas - a escola aprendendo com as diferenças. O Prêmio valoriza as iniciativas de quem trabalha para garantir o direito de todos à educação e tem por objetivo promover e difundir experiências escolares inovadoras e efetivas de inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, tendo como base a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. As escolas premiadas (uma em cada região) receberão como prêmio um diploma, terão a experiência apresentada durante o Seminário Nacional Educação Inclusiva e divulgada em publicação conjunta da Secretaria de Educação Especial do MEC e da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), além de receber o valor de R$ 8 mil reais.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas via internet, pelo site www.mec.gov.br/premioexperienciaseducacionaisinclusivas ou via postal, como carta registrada, com Aviso de Recebimento endereçado à: Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas - a escola aprendendo com as diferenças.

FEIRA DE MÚSICA DE FORTALEZA

FJA recebe inscrições para Feira da Música até dia 19/03

De 18 a 21 de agosto de 2010, acontece a 9ª Edição da Feira da Música de Fortaleza. Como todos os anos, a Feira reúne um grande número de shows musicais de vários gêneros, além de oficinas, workshops, debates, palestra e exposições.
Consolidada como um dos maiores encontros de música e negócios do Brasil, a Feira da Música de Fortaleza entra na expectativa para a realização de sua nona edição com o respaldo das edições anteriores.
As inscrições no RN também podem ser feitas através da Fundação José Augusto, até 19 de março.
Outras informações pelo telefone: 3232-5326, com atendimento ao público das 08 às 13 horas.


Os documentos necessários para a inscrição são:
- Preencher a ficha de inscrição - disponível para baixar no site oficial da Feira (www.feiradamusica.com.br) – e imprimir;
- Incluir mapa de palco e uma ficha técnica com o nome dos integrantes e respectivas funções, incluindo produtor, se houver;
- CD de áudio – contendo mínimo de três faixas autorais;
- CD-R com breve release do grupo (ou artista solo) e fotos de divulgação (em alta resolução) ambos em formato digital;

CINE MAIS CULTURA DIVULGA RESULTADO NESTA TERÇA DIA 09/02

O Edital Cine Mais Cultura Rio Grande do Norte 2009 recebeu 29 inscrições, sendo 15 delas habilitadas , 3  desclassificadas e 11 deferidas após recurso [planilha Edital Cine Mais Cultura RN 2009 - Habilitação e Recurso]. No total, 26 propostas seguiram para seleção da Comissão de Avaliação e Julgamento.

Edital Cine Mais Cultura RN 2009 - Habilitação e Recurso (PDF)

O resultado final será divulgado no dia 9 de Fevereiro de 2010.



O Edital Cine Mais Cultura 2009 Prefeituras Municipais com até 20mil habitantes recebeu 393 inscrições, sendo 195 delas habilitadas [planilha Edital Cine Mais Cultura Municípios 2009 - Habilitados]. Através da possibilidade de recurso, 40 propostas foram deferidas [planilha Edital Cine Mais Cultura Municípios 2009 - Recurso].  No total, 235 propostas seguiram para seleção da Comissão de Avaliação e Julgamento.

Edital Cine Mais Cultura Municípios 2009 - Habilitados
(PDF)
Edital Cine Mais Cultura Municípios 2009 - Recurso (PDF)

O resultado final será divulgado no dia 9 de Fevereiro de 2010.

PREMIO CULTURAS POPULARES


Prêmio Culturas Populares
SID/MinC divulga lista de iniciativas selecionadas na edição de 2009

O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e Diversidade Cultural (SID/MinC), publicou nesta quarta-feira, 3 de fevereiro, a lista dos selecionados no Concurso Público Prêmio Culturas Populares 2009 - Edição Mestra Dona Isabel, no Diário Oficial da União (Seção 3 págs. 10 a 13).

A premiação contemplará 195 representantes das culturas populares brasileiras, entres mestres e representantes de grupos/comunidades informais e formais, com um investimentos de cerca de R$ 2 milhões.

A artesã ceramista do Vale do Jequitinhonha, Dona Isabel Mendes da Cunha, é a grande homenageada desta edição. No total, foram inscritos 2.833 projetos; e habilitados 2.308. As iniciativas vieram de todo o país: 51% da Região Nordeste; 30% do Sudeste; 8% do Sul; 7% do Norte e 4% do Centro-Oeste.

Em relação às categorias, 1.159 projetos foram de Mestres; 872 de integrantes de Grupos/Comunidades Informais e 277 de integrantes de Grupos/Comunidades Formais.
A ASSOCIAÇÃO DE JOVENS, AÇÃO E CIDADANIA FICOU COM A TERCEIRA SUPL~ENCIA DA CATEGORIA GRUPOS FORMAIS PARA UMA VI´TÓRIA TENDO EM VISTA A CONCORR~ENCIA COM 2.308 PROJETOS HABILITADOS, E REPRESENTANDO 51% DOS PROJETOS ENVIADOS PELA REGIÃO NORDESTE. FICA AQUI NOSSA TORCIDA PARA A CONVOCAÇÃO DOS SUPLENTES.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

MINC ABRE CINCO EDITAIS DE FOMENTO À PRODUÇÃO AUDIOVISUAL


Fomento à Produção Audiovisual
Até 18 de março, a SAv/MinC recebe inscrições para concursos de roteiros, longas e curtas-metragens

As inscrições para cinco Concursos de Apoio à Produção de Obras Cinematográficas e Desenvolvimento de Roteiros, promovidos pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC), poderão ser realizadas até 18 de março.

Confira os Editais nºs 1, 2, 3, 4 e 5, publicados na edição desta segunda-feira, 1º de fevereiro, do Diário Oficial da União (Seção 3, páginas 14 a 20):

* Concurso de Apoio à Produção de Obras Cinematográficas Inéditas de Curta-Metragem, de Ficção ou Documentário - Apoio financeiro para a viabilização de 20 projetos no valor de até R$ 80 mil, cada um.

* Concurso de Apoio à Produção de Obras Cinematográficas Inéditas de Longa-Metragem, de Ficção, de Baixo Orçamento - Apoio financeiro para a viabilização de sete projetos no valor de até R$ 1, 2 milhão, cada um.

* Concurso de Apoio ao Desenvolvimento de Roteiros Cinematográficos Inéditos de Longa-Metragem, de Ficção ou Animação, com Temática Infantil - Apoio financeiro para a viabilização de três projetos no valor de até R$ 50 mil, cada um.

* Concurso de Apoio ao Desenvolvimento de Roteiros Cinematográficos Inéditos de Longa-Metragem, de Ficção, para Roteiristas Estreantes - Apoio financeiro para a viabilização de 12 projetos no valor de até R$ 25 mil, cada um.

* Concurso de Apoio ao Desenvolvimento de Roteiros Cinematográficos Inéditos de Longa-Metragem, de Ficção, para Roteiristas Profissionais - Apoio financeiro para a viabilização de sete projetos no valor de até R$ 50 mil, cada um.