sábado, 19 de março de 2011

CINECLUBE POTENGI RECEBE OS ALUNOS DO 5º ANO DO ARIBALDO

NUMA PARCERIA ESTABELECIDA COM O CINE CLUBE POTENGI E A ESCOLA ARIBALDO, OS ALUNOS DA REFERIDA ESCOLA PODERÃO TODA SEMANA ESTAREM PARTICIPANDO DE SESSÕES EXTRAORDINÁRIA PROMOVIDAS ESPECIALMENTE PARA OS ALYUNOS DESSA ESCOLA.
NESSA SEXTA-FEIRA FOI A VEZ DOS ALUNOS DOS 5º ANO DAS PROFESSORAS CRISTINA( MATUTINO) E JULIANA ( VESPERTINO).

GAMELA ORQUESTRA FREVO AGITA CARANAVAL DO ARIBALDO

A ORQUESTRA DE FREVO GAMELA ORQUESTRA FREVO  ESTEVE PARTICIPANDO DO CARNAVAL DA ESCOLA MUNICIPAL DR. JOSÉ ARIBALDO DE CARVALHO. AS CRIANÇAS ERA SÓ ALEGRIA COM A PARCERIA REALIZADA ENTRE O PONTO DE CULTURA E A ESCOLA.

AJAC FOI PREMIADA NO EDITAL MICROPROJETOS CULTURAIS

O PROJETO HAVIA SIDO ENVIADO DESDE 2009 E TINHA FICADO NA SUPLÊNCIA E SOMENTE AGORA FOI CONVOCADO. TRATA-SE DA AQUISIÇÃO DE NOVOS INSTRUMENTO PARA COMPLEMENTAR AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA ESCOLA DE MÚSICA JUVENAL FEREIRA DE LIRA. ATENDENDO AS CRIAÇÃS, ADOLESCENTE E JOVENS DA NOSSA COMUNIDADE.

Programa de Apoio a Microprojetos Culturais no Estado do Rio Grande do Norte

 O objeto deste Edital PROGRAMA DE MICROPROJETOS é o financiamento não reembolsável de microprojetos culturais na Região do Semiárido Brasileiro e tem como objetivo fomentar e incentivar artistas, grupos artísticos independentes e pequenos produtores culturais. No sentido de promover a diversidade cultural, os projetos financiados deverão ter, como protagonistas ou beneficiários, jovens de 17 a 29 anos residentes em regiões e Municípios do Semiárido.

Governo começa a pagar Pontos de Cultura

Os Pontos de Cultura fazem parte do maior projeto de distribuição de renda promovido pelo Governo Federal. Aqui no Rio Grande do Norte, pelo menos 15 mil pessoas – em uma equação simples – estão direta ou indiretamente envolvidos com os Pontos. A afirmação é de um do ponteiro e fotógrafo Teotônio Roque, um dos responsáveis pela Ong  Olhares que coordena o Ponto de Cultura Lumiar, entidade cujo objetivo é difundir as artes visuais, destacando seus aspectos pedagógicos, sociais, econômicos e ambientais. Integrante da Comissão Institucional da Rede de Pontos de Cultura do RN, Roque, nomeado Tuxauá (ou articulador / mobilizador em Tupi) pelo Ministério da Cultura, comemora o repasse de R$ 911 mil autorizado pelo Governo do Rio Grande do Norte e anunciado pela Fundação José Augusto na última quinta-feira, 17. 
Os recursos estavam atrasados há mais de um ano e contemplam 16, dos 64 Pontos espalhados pelo Estado. “Com esse pagamento, concluímos a primeira etapa de repasses”, informa Teotônio. Cada Ponto tem direito a três parcelas anuais de R$ 60 mil.
Destes 64 Pontos de Cultura potiguares, 33 já haviam recebido a primeira parcela do repasse; o grupo contemplado dia 17 é formado pelas 16 Associações dos Amigos das Casas de Cultura; e 13 são suplentes autorizados pelo Ministério da Cultura para serem incluídos nos pagamentos. “A Fundação José Augusto / Secretaria de Cultura se comprometeu a acertar esse débito ainda neste primeiro semestre”, disse Teotônio. Para fechar a conta, dois Pontos de Cultura permanecem com pendências burocráticas.

Durante a solenidade de repasse dos recursos aos Pontos de Cultura, a Secretaria de Cultura/FJA também encerrou o curso capacitação oferecido a 40 agentes culturais durante a semana que passou. Os agentes tiveram acesso a experiências exitosas das Casas de Caicó, Campo Grande, Martins e Florânia. As conferências foram proferidas pelo médico Iaperi Araujo, Maria Bezerra, o folclorista Deífilo Gurgel e a diretora e coreógrafa Diana Fontes. Os museólogos Hélio Oliveira e Odinélia Targino também estavam entre os orientadores do curso.

PONTO DE CULTURA PARTICIPA DE EVENTOS DO GRUPO DE ESCOTEIROS

O PRESIDENTE DA AJAC PARTICIPOU DE UM MOMENTO JUNTO AO GRUPO DE ESCOTEIROS ALAIDE MARQUES DE NOSSA CIDADE. NA OPORTUNIDADE O TEMA DO ENCONTRO FOI VALORES HUMANOS. A TEMÁTICA FOI TRABALHADA DE MANEIRA BASTANTE DINÂMICA ENVOLVENDO TODOS OS PARTICIPNATES DO GRUPO INCLUSIVE A ALCATÉIA DE LOBINHOS. CONFIRA AS FOTOS DO ENCONTRO.