segunda-feira, 30 de maio de 2011

CONFIRAM COMO FOI O V SÃO TOMÉ IN CONCERT



















FILARMÔNICA SÃO TOMÉ SE APRESENTA NO FESTIVAL DE INVERNO 2011

Filarmônica de Timbaúba participará do “V SÃO TOMÉ IN CONCERT”


Sob a regência do Maestro Mizael Cabral, a Banda Filarmônica do Município de Timbaúba dos Batista, participará no próximo dia 28 de maio de 2011, do “V SÃO TOMÉ IN CONCERT”.
O evento acontecerá na cidade de São Tomé-RN, e reunirá várias bandas filarmônicas de todo o Estado do Rio Grande do Norte.
O concerto acontecerá no Ginásio Poliesportivo Adriano Galvão Pereira, da referida cidade.

V SÃO TOMÉ IN CONCERT



V São Tomé in Concert contará com a presença da Filarmônica da Cidade de Vera Cruz, Timbaúba dos Batistas e a Filarmônica São Tomé. Também contará com a Orquestra AJAC e Banda de Flauta Doce Recordari.

 Programação:
18:00 Cortejo pelas ruas da cidade até o local do evento 

19:00 Apresentação da Orquestra AJAC - Projeto Sons da vida “Música o Caminho da Transformação Humana”, projeto em parceria com o Banco do Nordeste

19:40 Apresentação da Banda de Flauta Doce Recordari

20:10 Apresentação da Filarmônica da Cidade de Timbaúba dos Batistas

20:40 Apresentação da Filarmônica da Cidade de Vera Cruz

21:10 Apresentação da Filarmônica São Tomé

21:40 Término do evento, agradecimentos e Todas as Bandas fecham o evento tocando "Vassourinha"

Informações enviadas por Júnior D'Petú - Saxofonista da Filarmônica de São Tomé.

FONTE: PROGRAMA CORETO

NOTA DO BLOG: Fico imaginando a nossa região do alto oeste, e tento entender o porque da falta de eventos como esses...

quarta-feira, 18 de maio de 2011

SÃO TOMÉ FAZENDO BONITO E PROTEGENDO NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES


18 de maio

Essa data, 18 de maio, foi escolhida como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em virtude de um crime bárbaro ocorrido em Vitória (ES). No dia 18 de maio de 1973, Aracelli Cabrera Sanches Crespo, de nove anos, foi violentamente assassinada, o seu corpo foi encontrado seis dias depois completamente desfigurado e com sinais de abuso sexual. Os responsáveis pelo crime nunca foram responsabilizados, por se tratarem de filhos de pessoas influentes da cidade. Essa data foi definida a partir da lei nº 9.970, 17 de maio de 2000.

O respeito aos direitos sexuais de crianças e adolescentes é um ideal a ser alcançado no Brasil. Segundo dados do Disque 100, de maio de 2003 - data em que o serviço entrou em funcionamento - até março deste ano, foram registradas 66.982 denúncias envolvendo situações de violência sexual praticadas contra crianças e adolescentes. É importante ressaltar que, cada uma das denúncias pode representar que houve uma ou mais formas de violência praticadas contra uma ou mais pessoas. O Estado que aparece com o maior número de denúncias, de maio de 2003 a março de 2011, é a Bahia com 7.708 casos, logo após vem São Paulo, 7.297 e Rio de Janeiro com 5.563.
Dados de 2010

Em 2010, foram registrados 12.487 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, segundo dados do Disque 100. Este ano, apenas no primeiro trimestre, foram registrados 4.205 casos.
A maioria das vítimas são do sexo feminino

Os dados do Disque Denúncia, referentes ao período de janeiro a fevereiro de 2011, demonstram que o maior número de vítimas de violência sexual são do sexo feminino, representando 78% das vítimas.
Quando comparado com outros tipos de violência, como negligência e violência física ou psicológica, esses números praticamente se equivalem entre o sexo masculino e o sexo feminino. Quando comparada com as mais variadas formas de violência sexual, praticadas contra crianças e adolescentes, o sexo feminino ainda corresponde à maioria das vítimas: exploração sexual 80%, tráfico de crianças e adolescentes 67%, abuso sexual 77% e pornografia 69%.



REPRESENTANTE DO PONTO DE CULTURA DE SÃO TOMÉ PARTICIPA DE EVENTO EM RECIFE


Encontro Rumo à Cidadania Cultural no Recife

Nesta terça-feira 17 de Maio, o representante do Ponto de  de Cultura Luiz Erivan Dantas juntamente com Josefa Eciene de Araújo, participaram no Auditório da Casa da Indústria - FIEPE ( Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco) Santo Amaro - Recife/RN - PE, do Encontro Rumo à Cidadania Cultural.

O referido evento contarou com a palestra da Secretaria da Cidadania Cultural do Ministério da Cultura Marta Porto.
O encontro tem como objetivo principal apresentar propostas e refletir sobre caminhos para as políticas públicas no campo da cidadania e da diversidade cultural da nova Secretaria.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

PRÊMIO VIVA LEITURA 2011


Depois do Ano Ibero-americano da Leitura comemorado em 2005, foi criado o Prêmio VIVALEITURA, com o objetivo de estimular, fomentar e reconhecer as melhores experiências que promovam a leitura.
Ele é uma  iniciativa do Ministério da Educação (MEC), do Ministério da Cultura (MinC) e da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), com o patrocínio da Fundação Santillana,  e com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O Prêmio VIVALEITURA faz parte do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL).
Todos os anos, são premiados trabalhos nas seguintes categorias: 1) "Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias"; 2) "Escolas Públicas e Privadas"; e 3)"ONGs, pessoas físicas, universidades/faculdades e instituições sociais", que desenvolvam trabalhos na área de leitura. Em cada categoria, os vencedores recebem um prêmio no valor  de R$ 30 mil.
Na categoria Sociedade, há a distinção da Menção Honrosa a ser atribuída a projetos de empresas com foco no tema "formação de mediadores de leitura". A distinção abrange programas e projetos de apoio, promoção e patrocínio, na área de leitura, desenvolvidas por empresas, públicas ou privadas. O projeto que se destacar por sua abrangência, permanência confirmada e alta relevância será considerado merecedor da Menção Honrosa.
As inscrições são gratuitas e terminam no dia 20 de julho.

REDE ESTADUAL DOS PONTOS DE CULTURA COBRA AUDIÊNCIA COM O ESTADO

Ofício 04/2011 Natal, 11 de maio de 2011.
A Exmo. Sr. Chefe da Regional Nordeste do Ministério da Cultura, Fábio Lima
Venho por meio deste solicitar em nome da Rede Estadual dos Pontos de Cultura uma
audiência com Representantes dos Pontos de Cultura do estado do Rio Grande do Norte, com o
Representante da Regional Nordeste do Ministério da Cultura, Exmo. Sr. Fábio Lima, com a
Secretária de Cidadania e Diversidade Cultura do MinC, Exma. Sr. Marta Porto e com Secretária
Extraordinária de Cultura do RN, Exma. Sra. Isaura Rosado, no dia 17 de maio na Cidade do Recife
em Pernambuco aproveitando a participação de todos e todas no do encontro “Rumos à Cidadania Cultural” que realizar-se-á na data e local já citados.
Com a devida audiência entre essas representações pretendemos afinar cada vez mais o
nosso discurso no tocante ao programa Cultura Viva no estado do RN e dirimir qualquer dúvida e
aresta no desenvolvimento do Programa. 
Desde já agradecemos a atenção, certos de que esta audiência marcará um momento
importante para a arte e a cultura do nosso estado.
Rodrigo César Souza de Macêdo (Rodrigo Bico)
Coordenador Estadual da Rede dos Pontos de Cultura do RN
Rede Estadual dos Pontos de Cultura do RN
Telefone: (84) 8835 9242 ou (84) 9164 3759
e-mail do Coordenador: bicofacetas@hotmail.com

sábado, 7 de maio de 2011

VOCÊ NÃO PODE PERDER

Está no ar o site do Sintonia Infância


Este site é um espaço do projeto Sintonia Infância para proporcionar o acesso a produções radiofônicas sobre os direitos de crianças e jovens. Aqui a ideia principal é a troca de informações sobre os direitos da garotada entre comunicadoras e comunicadores.

Neste site você pode baixar ou ouvir os programas de rádio Sintonia Infância. Esse programa é produzido em conjunto entre a equipe da ONG Catavento Comunicação e Educação, comunicadoras e comunicadores do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Maranhão. A partir dessa colaboração, os programas estão cheinhos de informações e saberes sobre a meninada do semiárido. Além disso, a cada Sintonia você pode acompanhar divertidos radioteatros.
A ideia do site é também abrir mais um espaço para quem quiser sugerir temas para os programas radiofônicos.  Então, se você quiser tratar de algum assunto da sua cidade relacionado à garotada, basta mandar para a gente a sua sugestão de pauta.
Convidamos todas e todos a navegarem pelo site e a participarem por meio de comentários ou sugestões. Sejam bem vindos!
Para navegar, é só acessar www.catavento.org/sintonia ou clicar no banner disponível aqui no site!
Equipe do projeto Sintonia Infância.

Funarte e Pontos de Cultura


A Fundação Nacional de Artes (Funarte) dá sequência ao programa de doação de publicações do seu catálogo. Agora, os beneficiados serão os Pontos de Cultura de todo o país, que receberão kits com títulos variados. A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura.
Juntas, a Fundação e a Secretaria começam a desenvolver projetos que visem garantir o acesso às artes como forma de promover a cidadania cultural.

Os títulos em distribuição foram editados pela própria Funarte e oferecem ao leitor, em conjunto, um pequeno inventário da cultura brasileira. Entre eles, há pesquisas sobre elementos fundamentais da cultura popular, como o choro, o maxixe e o carnaval, além de textos que propõem investigações sobre a vida e a obra de grandes artistas. Destacam-se também coletâneas de peças e críticas teatrais que resgatam a memória da nossa dramaturgia. Com um catálogo diferenciado, as Edições Funarte colocam ao alcance de artistas, produtores, pesquisadores, acadêmicos, estudantes e espectadores informações imprescindíveis para uma reflexão crítica sobre as artes.
Os Pontos de Cultura são espaços voltados para a experimentação criativa e envolvem agentes comunitários em projetos de arte, cultura, educação, cidadania e economia solidária. Começaram a ser criados em 2004, como base do Programa Cultura Viva, do MinC. Hoje, constituem uma das mais importantes ações governamentais de fomento à cultura. Implementados por representantes da sociedade civil em convênio com o Ministério, esses espaços potencializam iniciativas de impacto sócio-cultural existentes em suas comunidades. Em abril de 2010, já existiam no Brasil mais de 2.500 Pontos de Cultura.
Daniela Sampaio
Adm. Cultural
Funarte - Cepin
Para participar: http://www.funarte.gov.br/livrosfunarte/