sexta-feira, 18 de maio de 2012

Projeto leva formação e produção de audiovisuais ao Estado

Da parceria entre a Fundação José Augusto e a ONG Cajupiranga surgiu o Coletivo Nós na Tela, em 2008, que deu origem ao Projeto Nó na Tela, que tem como objetivo principal estimular a produção audiovisual no interior do Estado. E, a partir desse projeto são produzidos filmes que serão exibidos em diversas cidades do interior, como aconteceu nos dias 10 e 11 de maio em São Tomé e Serra Negra.

O projeto, que tem como produto final filmes produzidos pela comunidade, visa estimular, através de capacitação, a formação de realizadores e receptores críticos, produção de obras audiovisuais que registrem a memória e a diversidade cultural do Estado, suprir uma lacuna nas ações de formação e produção audiovisual potiguar, fortalecimento da identidade cultural e social através da descoberta de novas percepções e talentos. São três as etapas do projeto: curso de introdução a realização audiovisual, realização de um filme curta metragem e composição do catálogo da Mostra "Curta Nós na Tela" - que percorrerá os municípios contemplados pelas ações do projeto. Dentre os municípios estão Cruzeta, Currais Novos, Macaíba, Caicó, Campo Redondo, Campo Grande, Jardim de Seridó, São José de Mipibu, Grossos, Viçosa, Parelhas, Goianinha, Ipanguaçú, São Tomé, Serra Negra do Norte, São Gonçalo do Amarante e a capital do Estado, Natal.

Deste ano, o projeto produziu, a partir de 15 roteiros inscritos e a participação de 407 pessoas, 08 curta metragens: Lendas do Catau (Goianinha), Os Causos de Tomás Cabe (São Tomé), Belíssima (Caicó), O Retorno (Jardim do Seridó), Esquizofrenia (São José do Mipibu), O Pacto (Serra Negra do Norte), Em Família (São José do Campestre, São Gonçalo do Amarante e Macaíba) e As Marias (Santana dos Matos, Areia Branca e Natal). Para a produção dos curtas, além do apoio da Secultrn/FJA, conta com a participação das Casas de Cultura de cada município, Instituto Técnico de Cinema (ITEC), Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas do RN (ABD&ampC/RN), Estúdio Sonorus, Imagem e Filme e Universidade Potiguar (UnP).

E, os filmes produzidos serão exibidos na 11ª Bienal de Artes Visuais da cidade de Havana, em Cuba, nos dias 02 a 04 de junho de 2012. O convite feito pelo Instituto Cubano Del Arte e Industria Cinematográficos (ICAIC) e da TV Casa Produtora sugriu após a visita a Natal do crítico de cinema Frank Padrón, em 2009.

Mais informações através do blog do projeto (nosnatelaprojeto.blogspot.com) e do e-mail (nosnatelaprojeto@yahoo.com), com Geraldo Cavalcanti.

Por: Denise Barcelos (Assecomfjarn) - Fotos: Nós na Tela

Nenhum comentário:

Postar um comentário