sexta-feira, 5 de março de 2010

CASA DA LEITURA

Edital

A Casa da Leitura/PROLER torna público que estará recebendo, nas condições adiante descritas, até o dia 23 de março, propostas de cursos voltados para formação continuada prioritariamente de professores e bibliotecários da rede pública, e outros mediadores de leitura, nos termos a seguir. A participação de outros interessados estará condicionada à existência de vagas após a inscrição do público prioritário.
Os cursos serão realizados na Casa da Leitura, sede do PROLER, na cidade do Rio de Janeiro, durante o ano de 2010. As propostas de cursos encaminhadas deverão atender às exigências abaixo.
Privilegiar as seguintes áreas:
- Políticas públicas de incentivo à leitura e à escrita: caminhos de cidadania;
- Bibliotecas comunitárias e escolares: formação de mediadores de leitura;
- Leituras literárias do Brasil.
Duração:
Os cursos deverão ter carga horária total de 20 horas dispostas em encontros semanais.
Apresentação das propostas:
Os cursos deverão ser propostos em cópia impressa e arquivo eletrônico encaminhados à: Casa da Leitura (R. Pereira da Silva, 86 - CEP 22221-140, Laranjeiras, Rio de Janeiro/RJ) e casadaleitura@bn.br
Deve constar na proposta: nome do curso; ementa (com 10 linhas); objetivos; justificativa; fundamentação teórica e metodológica; programa detalhado de cada encontro; método de avaliação e bibliografia; proposição de dia da semana e horário; nome e dados do proponente (endereço/e-mail/telefone/celular); currículo (preferencialmente Lattes).
Critérios de avaliação das propostas:
A seleção das propostas será feita pelo Conselho Deliberativo do PROLER, tendo como critério a sintonia com as concepções, diretrizes e linhas de ação do PROLER.
Os candidatos serão classificados, considerando a titulação e experiência em projetos de leitura, na seguinte ordem:
1 – Diploma e/ou Certificado de Conclusão de Curso Superior nas áreas de Ciências Sociais e Humanas; Pós-graduação;
2 – Experiência comprovada nos seguintes temas: políticas públicas de incentivo à leitura e à escrita; literatura, leitura e cidadania; formação do leitor; práticas de leitura e produção textual; leitura, biblioteca pública e biblioteca escolar;
3 – Os casos de notório saber serão avaliados e considerados levando-se em conta o grau de experiência do candidato e seu currículo;

O resultado dessa seleção será divulgado na página eletrônica do PROLER (http://www.bn.br/proler), com a antecedência necessária para a conclusão do processo de contratação e início das aulas.
Atribuições:
Será atribuição dos profissionais selecionados: avaliar os resultados obtidos relacionando-os aos objetivos do Curso; elaborar um texto na temática do curso para posterior publicação.
Informações adicionais:
Remuneração: R$96,00 (noventa e seis reais) por hora/aula.
Maiores informações podem ser obtidas via e-mail casadaleitura@bn.br
ou telefone (21) 2557 7437.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário