sexta-feira, 2 de março de 2012

Oficina ensina metodologia para aprovar projetos culturais


   

A Secretaria Extraordinária de Cultura do Rio Grande do Norte (Secultrn/FJA) é parceira do Ministério da Cultura e da Fundação Getúlio Vargas (FGV) no Programa de Capacitação em Projetos Culturais. O segundo módulo está sendo realizado até essa sexta-feira, 3 de março, no Instituto Kennedy, onde cerca de 90 pessoas - cuja prerrogativa foi ter feito o primeiro módulo à distância - estão participando de oficinas presenciais com técnicos da FGV e do Minc, assim como a coordenadoria da Secultrn/FJA, através da professora Cléa Bacurau.

De acordo com a chefe de divisão da Coordenação do Programa de Capacitação em Projetos Culturais, do Minc, Juliana Santana, desde 2008 que esse programa existe. Mas, foi a partir de 2009 que ele foi ampliado e já passou por 21 localidades, nas regiões do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Esta Oficina que ocorre em Natal agora é a primeira de 2012. "O programa partiu de uma prerrogativa de ir além do simples preenchimento de formulários. A ideia era que pudéssemos oferecer aos participantes conceitos de política cultural, gestão, direito autoral, assim como também as técnicas de elaboração de projetos dentro do que chamamos de Metodologia do Quadro Lógico", explica Santana. Depois do segundo módulo, ainda é possível fazer mais dois: Fase Avançada à Distância e Formação Facilitadora. Essas duas fases, segundo informou, serão aplicadas naquelas 21 localidades iniciadas a partir de 2009.

A "Metodologia do Quadro Lógico" tem como um dos professores, o coordenador do Programa pela FGV, Roberto Pimenta. Ele explicou que o objetivo desse curso é para que os participantes aprimorem o que já sabem fazer, aliando a conhecimentos de política cultural, de maneira que os produtores e agentes culturais estejam aptos a atuar nos campos de incentivo, como editais, por exemplo. "Os fomentos já existem. Há uma tendência mundial nesse aspecto e, uma vez os proponentes de projetos, entendendo como devem atuar, se os projetos forem bem elaborados, certamente, incentivos não vão faltar", disse ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário