quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Artistas cobram pagamento dos editais de cultura

Artistas cobram pagamento dos editais de cultura

Sexta-feira, 13 de Janeiro de 2012 às 00:00 / Por: Redação
E-mail Imprimir PDF
matriz_de_janduisOs artistas janduienses entregaram à secretária extraordinária de Cultura, Isaura Rosado, um manifesto solicitando o pagamento dos prêmios "Chico Vila" e "Lula Medeiros", conquistados pelos grupos Balai de Artes, Ciranduís e Filhos do Sol, ainda no ano de 2009, durante reunião, realizada na tarde de quarta-feira (11), na Casa de Cultura Vapor das Artes, em Janduís.
Somados, os valores dos prêmios, conquistados pelos grupos culturais de Janduís, chegam a R$ 32 mil. No manifesto recebido por Isaura Rosado também consta a solidariedade, aos demais grupos culturais do Rio Grande do Norte, que esperam o pagamento desses editais de incentivos da Fundação José Augusto.
"Nos somamos aos demais ganhadores que são grupos irmãos que estão engajados na mesma luta", afirma o manifesto, assinado por Lindemberg da Silva Bezerra, da Companhia Cultural Ciranduís; Ana Célia de Lima, do Grupo Cultural Balai de Artes; e Marcosuel Vieira de Arruda, da Companhia de Artes Filhos do Sol.
Apesar do não-cumprimento do pagamento desses editais, por parte da Fundação José Augusto, os grupos afirmaram à secretária que vem desenvolvendo seus trabalhos artísticos e culturais de forma intensiva e que a produção não parou.
"Para nós, o pagamento dos prêmios significa estar em dia com as questões jurídicas, com algumas de nossas ações e com o cumprimento do Estado, em uma de suas metas", afirma o manifesto.  Audiência discute o segmento na cidade oestana
Na reunião com os artistas e produtores culturais de Janduís, os técnicos da Fundação José Augusto apresentaram o edital do Carnaval 2012, explicando o acesso e as categorias que serão disponibilizada aos artistas.
Outro assunto em pauta foi o processo de inscrição e seleção dos Agentes de Leitura, em Janduís. A seguir, a secretária Isaura Rosado falou sobre o Fundo Estadual de Cultura e a intenção de ampliar as ações do Governo do Estado, para todo o Rio Grande do Norte.
Após a fala de Isaura Rosado, a secretária de Governo de Janduís, Lourinalda Almeida Gurgel, cobrou do Governo do Estado a reforma da Casa de Cultura Vapor das Artes, além de empenho e atenção em suas melhorias.
Já o presidente da Fundação Municipal de Cultura de Janduís, Lindemberg Bezerra, aproveitou a oportunidade para relatar os avanços do município no setor cultural.
Ele destacou que Janduís já fez adesão ao Sistema Nacional de Cultura e há toda uma programação, que será desenvolvida no decorrer do ano, para implantar o Sistema Municipal de Cultura, após ampla discussão com a classe artística local. O Fundo Municipal de Cultura, segundo Lindemberg Bezerra, já será implantado no mês de março.
Segundo o presidente da Funcult, os grupos culturais se reuniram, recentemente, para montar um calendário conjunto de atividades para todo o ano de 2012, o que, segundo Lindemberg Bezerra, demonstra que o município desenvolve ações planejadas em consonância com a classe artística local.
Ele completou sua afirmativa lembrando que a Fundação vai realizar um debate com artistas e produtores culturais de Janduís, bem como discutir o Orçamento Participativo da Cultura. "Janduís avança para se consolidar, cada vez mais, no cenário cultural do Rio Grande do Norte e do Brasil", afirmou.


Lindemberg Bezerra
Cia. Cultural Ciranduís
84 - 9975 1320 - 9982 1031
www.ciranduis.blogspot.com
www.culturadeferro.blogspot.com
@bergbezerra
facebook.com/bergbezerra
JANDUÍS-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário