quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

COMISSÃO PRÓ-SELO UNICEF REALIZA GINCANA SÃO TOMÉ ME FAZ CRESCER


selo-unicef_2009_2012.jpg   
1º Gincana São Tomé de me Faz Crescer
Regulamento                  

REGULAMENTO GERAL

  1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1.1 - Este Regulamento dispõe sobre a organização da 1ª Gincana São Tomé Me Faz Crescer e foi elaborado pela Comissão Organizadora, formada por membros da comissão Pró-Selo UNICEF em São Tomé.
1.2 - Todas as crianças e adolescentes que participarem de qualquer forma do evento estarão sujeitas às condições deste Regulamento. Não serão aceitas alegações de desconhecimento deste documento, já que será dada a necessária e suficiente divulgação do mesmo.
1.3 - É de responsabilidade do Coordenador da equipe a ampla divulgação junto aos integrantes da mesma.
1.4 - Em todas as tarefas que envolverem produção textual será observado o bom uso do registro formal da escrita da Língua Portuguesa.
1.5- Eventuais omissões deste Regulamento serão sanadas pela Comissão Organizadora.
1.6 – As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por qualquer representante da equipe na sede do CRAS de São Tomé, e na Secretaria Municipal de Cultura das 8h às 12h, de 16 a 20 de janeiro de 2012.
1.7 – No momento da inscrição o representante deverá ler e aceitar o regulamento da gincana e fornecer todas as informações necessárias para a inscrição;




  1. DA PARTICIPAÇÃO

2.1 - As equipes da gincana serão compostas por crianças e adolescentes que residam no município de São Tomé, tanto zona Rural, quando Urbana, com idade entre sete (7) anos e dezessete (17) anos.
2.2 - Cada equipe deverá ter no mínimo dez (10) participantes e no máximo vinte (12) participantes.
2.3 - A formação das equipes deverá respeitar a seguinte divisão:
2.3.1- Cada equipe deverá ser formada por pelo menos duas (2) crianças de sete (7) anos a nove (9) anos;
2.3.2 - Cada equipe deverá ser formada por pelo menos duas (2) crianças de dez (10) anos a doze (12) anos;
2.3.3 - Cada equipe deverá ser formada por pelo menos dois (2) adolescentes de treze anos (13) a catorze (14)anos;
2.3.4 – Cada equipe deverá ser formada por pelo menos dois (2) adolescentes de quinze (15) anos a dezesseis (16) anos;
2.3.5 – Cada equipe deverá ser formada por pelo menos dois (2) adolescentes de dezessete (17) anos;
2.4 – No ato da inscrição, deverão ser apresentados documentos comprobatórios as idades dos participantes. O descumprimento da regra de formação das equipes ou a falta de verdade com as idades dos participantes acarretará a desclassificação imediata da equipe;
2.5 – A escolha do coordenador ou líder da equipe fica a cargo da mesma, sendo identificado no ato da inscrição; Assim como também é necessária no ato da inscrição a identificação da equipe. Cada equipe terá liberdade para criar seu próprio nome e grito de guerra. O grito de guerra será escolhido de acordo com nomes da flora e fauna do semiarido nordestino;

  1. DOS OBJETIVOS DA GINCANA
A gincana procura atender aos seguintes objetivos:


3.1 – OBJETIVO GERAL:


3.1.1 – Sensibilizar as crianças e adolescentes em relação aos três eixos de participação social do Selo UNICEF São Tomé Me Faz Crescer: Educação para a Convivência com o Semiárido, Esporte e Cidadania e Cultura e Identidade: comunicação para a igualdade étnico-racial;

3.2  – OBJETIVOS ESPECÍFICOS

3.2.1 - Promover a integração entre crianças e adolescentes, a comunidade em geral e a equipe Pró-Selo UNICEF em São Tomé;
3.2.2 - Exercitar a solidariedade, cultivar o cuidado com o meio ambiente, praticar a reutilização de materiais.
3.2.3 - Desenvolver o espírito participativo como atitude positiva e enriquecedora da formação do cidadão
3.2.4 - Desenvolver aspectos culturais, ecológicos, lúdicos, sociais e comunitários.
3.2.5 - Desenvolver a imaginação criadora, desenvolvendo diversas formas de leitura e vivenciando o valor da liberdade exercida com responsabilidade e respeito.
3.2.6 - Exercitar o espírito de liderança e motivação.

  1. DAS TAREFAS DA GINCANA

A gincana abrangerá quatro tipos de prova: Prova de conhecimentos, Provas esportivas, Provas coletivas, Torcida organizada.
4.1 Provas de Conhecimentos:

4.1.2 - A prova de conhecimentos será composta por perguntas de múltiplas escolhas de conhecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e da História do município;
4.1.3 - Cada questão deverá conter três alternativas para a equipe responder uma única opção correta.
4.1.4 – Cada equipe elaborará três  peça de comunicação, neste caso, um jornal mural a cerca das três temáticas do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012.
4.1.5 – No primeiro dia de gincana o tema do jornal mural será Esporte e Cidadania;
4.1.6 – No segundo dia de gincana o tema do jornal mural será Educação Para a Convivência com o Semiárido;
4.1.5 – No terceiro dia de gincana o tema do jornal mural será Cultura e Identidade: comunicação para a igualdade étnico-racial;
4.2 – Provas esportivas e coletivas
4.2.1- As provas esportivas e coletivas serão realizadas após a 1ª e a 2ª rodada de perguntas e, ao término do tempo determinado para sua execução, serão conferidas e validadas pela comissão organizadora.
 4.2.2 - As provas esportivas e coletivas terão tempo estabelecido conforme seu grau de dificuldade e serão divulgadas no momento de sua realização.
4.3 Provas Diversas
4.3.1 – A equipe que conseguir arrecadar mais pilhas e baterias recicladas conquistará vinte pontos (20) além de um (1) ponto por cada pilha e bateria levada para a gincana;
4.3.2 – A equipe que conseguir arrecadar o maior número de garrafas Peti de 600 ml a 2,5 l, conquistará 20 pontos, somado ao total de garrafas arrecadadas, levando-se em consideração que cada garrafa valerá 01 ponto independentemente de tamanho (desde que contenham as especificações citadas acima).


5. DA DATA E LOCAIS DE CUMPRIMENTO DAS TAREFAS
5.1 - A gincana será executada no período  25/01, 01/02 e 08/02 de 2012.
5.2 – O local para a realização da Gincana será no Ginásio Poliesportivo Adriano Galvão Pereira.
5.3 – No ato da inscrição cada equipe receberá cópia do regimento, bem como as provas coletivas correspondentes ao primeiro dia da gincana, as demais serão entregues de acordo com os dias de realização da referida gincana.

6. DA PONTUAÇÃO
A Comissão Organizadora da gincana não se contentará com o simples cumprimento das tarefas, mas também avaliará a qualidade e o esforço dispensados para sua realização, com simplicidade, respeito, criatividade, comportamento. Para que se leve em conta essas condições, em algumas tarefas não serão atribuídos pontos fixos, mas sim um máximo que pode ou não ser atingido, de acordo com a forma que a equipe trabalhou.
6.1 - Haverá dois critérios de pontuação durante a gincana:
Participação
: 10 pontos (referente às tarefas que foram cumpridas no tempo determinado)
Classificação por ordem de chegada
: 1º lugar – 6 pontos 2º lugar – 5 pontos 3º lugar – 4 pontos 4º lugar – 3 pontos 5º lugar – 2 pontos 6º lugar – 1 ponto.
6.2 - As parciais poderão ser divulgadas pela comissão organizadora ao final de cada dia ou tarefa através do blog do Selo UNICEF em São Tomé: unicefsaotome.blogspot.com.
6.2 - As torcidas que permanecerem presentes e organizadas até o final de cada dia da gincana conquistarão 20 pontos para a sua equipe;

7. Da Premiação
Serão premiadas as três primeiras equipes classificadas (1º lugar, 2º lugar e 3º lugar)
1º lugar – Medalha de ouro para os participantes e um prêmio de R$ 800,00 (oitocentos reais) a ser dividido entre os participantes;
2º lugar – Medalha de prata para os participantes e um prêmio de R$ 400,00 (quatrocentos reais) a ser dividido entre os participantes;
3º lugar – Medalha de bronze para os participantes e um prêmio de R$ 200,00 (duzentos reais) a ser dividido entre os participantes;

8- Das Penalidades
8.1 - A equipe que não participar de alguma das etapas da gincana, será  automaticamente desclassificada.
8.2 - Todo e qualquer descumprimento deste regulamento terá sua pena, sendo ela estipulada pela comissão organizadora da gincana.

9 – Das Disposições Finais
9.1 - Fica firmado neste regulamento que qualquer problema que surgir no decorrer da gincana e não estiver aqui mencionado será responsabilidade da comissão organizadora decidir, sem que haja qualquer intervenção das equipes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário