segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Cultura Viva

Secretária Márcia Rollemberg se reuniu com gestores das redes de Pontos de Cultura neste domingo
A Secretária de Cidadania Cultural, Márcia Rollemberg, participou neste domingo, 22/01, em Porto Alegre, do segundo dia da Oficina para o planejamento das ações do Programa Cultura Viva em 2012. Na ocasião teve início o encontro de gestores das redes estaduais e municipais de Pontos de Cultura, realizado até hoje, 23, no auditório do Hotel Coral Tower Trade Center e que nos próximos dias prossegue em outros locais da capital gaúcha.
Na apresentação, a secretaria Márcia Rollemberg disse que a SCC começa a construir o planejamento e a apropriação da história para institucionalizar as políticas do MinC. “Neste momento, o esforço é o de aprofundar as conquistas, as informações e o compartilhamento de dados para começarmos a demonstrar os resultados e o lado positivo das ações. Continuaremos o trabalho debatendo as experiências locais e assim estabelecermos uma política pública com a participação de todos”.
A secretária salientou também a importante parceria com a Secretaria de Economia Criativa (em estruturação), pois uma das pautas para o bom funcionamento dos Pontos de Cultura é a questão da inclusão produtiva, empreendedorismo e autonomia dos projetos culturais”, afirmou.
Programa Cultura Viva
“O Programa Cultura Viva, criado em 2004 é um trabalho contemporâneo que surgiu para estimular e fortalecer a rede de criação e gestão cultural no país, tendo como base os Pontos de Cultura. É uma experiência inovadora, porque potencializa o protagonismo, o empoderamento e a autonomia cultural da sociedade”, disse Márcia Rollemberg.
Ao concluir, a secretária Márcia Rollemberg avaliou que o programa precisa evoluir de uma política de financiamento para uma política de fomento, buscar campos de fomento, fazer o cadastro dos pontos e dos indicadores de cultura, criar visibilidade das publicações existentes, articulação da rede com os poderes, para transformá-lo em uma política de Estado; ter um comitê gestor com a participação da sociedade, avaliação dos pontos por eles mesmos, transparência no sistema de prestação de contas e a publicização de suas atividades.
À tarde, além da apresentação dos informes sobre o calendário de visitas técnicas às redes, das oficinas de capacitação e o cronograma de liberação de recursos, os grupos de trabalho por região fizeram a análise de situação dos convênios. Também foi apresentado o projeto de Redesenho do Programa Cultura Viva, o formato da realização das Teias e do Comitê Gestor das Redes Estaduais e Municipais.
O encontro contou a participação de gestores de Redes Municipais, Estaduais dos Pontos de Cultura, de representantes das sete regionais do Ministério da Cultura e de assessores da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura.
Até o dia 29 de janeiro de 2012, a Secretaria de Cidadania Cultural realizará, em Porto Alegre/RS, diversas atividades relacionadas ao planejamento das ações a serem implementadas em 2012 no âmbito do Programa Cultura Viva.
Confira a programação completa da Oficina
(Texto: Martha Pozueco – Ascom/RRS/MinC)
(Foto: Eleonoro Spinato – Ascom/RRS/MinC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário